Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remover depósitos de gordura localizada e, desta forma, remodelar e dar mais harmonia a diferentes partes do corpo. Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa promover melhor contorno corporal. Não se trata de uma cirurgia para emagrecimento e não é uma abordagem para tratamento da obesidade.
Embora algumas pessoas pratiquem atividade física, até mesmo treinos de alta intensidade, a gordura localizada é muito resistente, então, é difícil de ser eliminada. O procedimento precisa ser realizado dentro dos critérios.
Para tornar a lipoaspiração ainda mais segura, é importante que seja realizado um planejamento pré-operatório, além da escolha de um local adequado, que siga todas as normas de segurança do paciente para que todos os processos da cirurgia sejam muito bem compreendidos. Os exames pré-operatórios e a avaliação pré-anestésica também são indispensáveis para o bom planejamento cirúrgico.
Quando a lipoaspiração é indicada?
A lipoaspiração é indicada para pessoas que sentem desconforto em relação ao acúmulo de gordura localizada. A região abdominal é uma das áreas mais operadas, porém, o método pode ser aplicado para remover:
- Gordura localizada nas coxas;
- Gordura localizada nos braços;
- Gordura localizada no pescoço (incluindo papada);
- Gordura localizada nas costas;
- Gordura localizada nos flancos;
- Gordura localizada no dorso.
A escolha de fazer uma lipoaspiração, assim como qualquer outro tipo de cirurgia plástica, precisa ser consciente e baseada em informações. Por isso, é fundamental buscar por cirurgiões plásticos altamente capacitados e que demonstrem confiança.
Pós-operatório da lipoaspiração
O período pós-cirurgia da lipoaspiração demanda alguns cuidados, mas o paciente deve ter em mente que terá todo o amparo médico que precisar. O contato médico-paciente não acaba com o fim da cirurgia. Ele continua até a obtenção dos resultados ou diante de qualquer necessidade, inclusive a longo prazo.
É comum e esperado apresentar inchaço e dor leve nos primeiros dias. Em relação às recomendações, uma das principais é que o paciente precisa ficar em repouso (pelo tempo determinado pelo médico) e fazer uso da malha de compressão, pois é importante para controlar o inchaço e melhorar a aderência e a acomodação da pele. Outra medida para ajudar na recuperação são as sessões de drenagem, que também devem ser recomendadas pelo médico e realizadas por profissionais habilitados.
O retorno às atividades diárias vai depender da evolução de cada paciente, além de considerar o porte da cirurgia. Por exemplo, a lipoaspiração no abdômen não demanda o mesmo tempo de recuperação que a lipoaspiração na papada. O resultado definitivo (em todos os portes de lipo) poderá ser visto em alguns meses, quando o inchaço corporal desaparecer por completo.
Dra. Maitê BrandãoCirurgia plástica em Palmas-TO
Realizados pela Dra Maitê Brandão
redes sociais