Mamoplastia de aumento (implante/prótese de silicone)
A mamoplastia de aumento, também conhecida como próteses de silicone nas mamas ou implantes de silicone nas mamas, é uma cirurgia plástica na qual o objetivo é dar volume aos seios; bem como aperfeiçoar os contornos e dar mais harmonia à região mamária. A técnica cirúrgica já é consolidada no mundo todo, sendo o Brasil uma das grandes referências. Portanto, a mamoplastia de aumento oferece segurança e bons resultados ao paciente, mas para isso é indispensável buscar por cirurgiões plásticos capacitados, experientes e devidamente registrados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além das vantagens e mudanças estéticas, a colocação dos implantes de silicone nas mamas tem como principal benefício a melhora da autoestima e da autoconfiança, além da sensação de liberdade. Mesmo que a relação com a autoimagem seja um fator pessoal, é relativamente comum não se sentir livre para usar biquínis e outros tipos de roupas por conta dos seios pequenos. Por mais que seja um “detalhe” para algumas pessoas, o fato é que, para outras, a caraterística física impacta consideravelmente na autoestima. De modo geral e resumido, colocação das prótese promove:
- Aumento do tamanho e projeção das mamas;
- Melhora de toda estética corporal;
- Ganhos na autoestima e sensação de liberdade.
Quando colocar próteses de silicone?
Para colocar prótese de silicone nas mamas é preciso avaliar alguns critérios médicos, conduta pré-cirúrgica importante para realizar o procedimento. Em relação às indicações, ou seja, “quem pode colocar silicone nas mamas”, as motivações são pessoais, porém, na maioria dos casos, a busca pela cirurgia ocorre quando há insatisfação com o tamanho e aparência dos seios.
As principais indicações são:
- Mamas pequenas;
- Mamas com tamanhos desproporcionais ao corpo;
- Correção de assimetria mamária.
Por mais que a cirurgia traga volume aos seios, é importante lembrar que, em casos de flacidez mamária intensa, geralmente causada pela gestação, amamentação ou grande perda de peso, é preciso associar a mamoplastia de aumento à mastopexia, técnica que tem o objetivo de remodelar e reposicionar as mamas flácidas através da retirada de tecido glandular, gordura e pele excessivos. O método também é conhecido como lifting de mamas.
Pós-operatório próteses de silicone
O pós-operatório da mamoplastia de aumento é pouco doloroso e costuma ser tranquilo, principalmente quando as recomendações médicas são seguidas. Nos primeiros 15 dias (em média), recomenda-se não movimentar os braços, porém, a volta à rotina e às atividades normais são liberadas de acordo com a evolução. Nas primeiras semanas é comum e esperado inchaço local, mas com o passar dos dias o aspecto se torna mais natural. Os resultados finais podem ser vistos de 6-12 meses após a cirurgia.
Dra. Maitê BrandãoCirurgia plástica em Palmas-TO
Realizados pela Dra Maitê Brandão
redes sociais