Facelifting (Ritidoplastia/Lifting Facial)
O facelifting, também conhecido como ritidoplastia, lifting facial ou apenas cirurgia plástica da face, tem como principal objetivo oferecer ao paciente uma aparência mais jovem. O método cirúrgico visa reverter os efeitos do envelhecimento da pele facial (dos olhos para baixo ou terço médio da face) e pescoço, como flacidez intensa, rugas bem acentuadas e marcas de expressão profundas. Além destes efeitos, com a perda de tônus muscular e a pele afrouxada/flácida, também pode ocorrer formação de papada (acúmulo de gordura e pele abaixo do queixo).
Por mais que o facelifting tenha resultados visuais estéticos, o principal benefício é observado na autoestima do paciente, pois os sinais da idade podem causar insatisfação para algumas pessoas. Portanto, com a cirurgia é possível devolver a jovialidade perdida com o passar dos anos, mas sem trazer aparência artificial ou de rosto operado.
Quando o facelifting é indicado?
De modo geral, o facelifting é indicado para pessoas que gostariam de rejuvenescer a face, ou seja, que desejam melhorar sinais visíveis da idade, como:
- Flacidez (de moderada à intensa) no terço médio da face;
- Linhas de expressão profundas embaixo das pálpebras inferiores;
- Linhas de expressão profundas na região da boca (bigode chinês);
- Perda de tônus muscular que leva à flacidez e formação de papada;
- Pele flácida na região do queixo e mandíbula.
Caso seja desejo corrigir as ações do envelhecimento facial de forma integral, é possível agregar outras técnicas, como o lifting de testa (método para remover a flacidez da testa) e a blefaroplastia (método para remover a flacidez das pálpebras e rejuvenescer a área dos olhos).
Outra técnica que, geralmente, é associada ao facelifting é a lipoaspiração, pois em alguns casos é necessário remover o excesso de gordura localizada da papada; e também a lipoenxertia da face, método cirúrgico para promover a volumização estratégica de pontos do rosto, o que traz resultados ainda melhores.
Pós-operatório do facelifting
Assim como todos os métodos cirúrgicos que visam corrigir ou aperfeiçoar a estética, o facelifting também demanda cuidados pós-operatórios importantes e que precisam ser seguidos à risca, uma vez que influenciam nos resultados. Após a cirurgia, o paciente permanece com bandagem na cabeça que só será retirada depois de algumas horas, em média de 24 a 48 horas. Caso seja necessário, pode-se indicar o uso de dreno.
Em relação à dor, geralmente, o incômodo não é severo, porém, pode ser indicado o uso de medicamentos analgésicos (sempre com prescrição). É comum e esperado apresentar leves hematomas e inchaço (reação ao acúmulo de líquidos), então, recomenda-se sessões de drenagem com profissionais capacitados.
Por ser uma cirurgia plástica na face, há certa preocupação com a cicatriz. Apesar disso, as cicatrizes do facelifting são discretas, pois ficam posicionadas atrás das orelhas, podendo se estender ao couro cabeludo. Com a boa recuperação, a tendência é que elas se tornem quase imperceptíveis. Sobre os resultados definitivos, eles poderão ser observados após alguns meses, principalmente quando o inchaço desaparecer por completo.
Uma última observação é que, mesmo sendo uma cirurgia plástica que visa devolver a aparência jovem, o facelifting não interrompe o processo de envelhecimento, afinal, faz parte da natureza humana. Por isso, é fundamental se cuidar e buscar outros cuidados estéticos, por exemplo, as abordagens menos invasivas.
Dra. Maitê BrandãoCirurgia plástica em Palmas-TO
Realizados pela Dra Maitê Brandão
redes sociais